Muitas empresas veem se esforçando para proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e saudável aos seus colaboradores, porém ainda existem muitas empresas que ainda não estimulam a prática de “dar uma break”, ou seja, fazer lanches durante o expediente, além da pausa regular para o almoço, mesmo sabendo que isso influencia diretamente na produtividade e nos negócios.
Principalmente em empresas que possuem um ritmo de trabalho intenso, podemos imaginar o que é ter que conviver com tantos fatores adversos e ainda não ter a chance de parar para “respirar”. É muito importante estabelecer pausas durante o expediente, e não precisa de muito, basta parar, levantar-se, espreguiçar-se, respirar fundo. E é aí que entra um importante complemento para essa pausa: a alimentação.
O manual “Estratégia Mundial sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde”, elaborado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), indica que devemos comer 5 vezes ao dia, para garantir uma boa saúde.
Como estimular os lanches durante o expediente de forma adequada?
Estimular uma pausa para lanches durante o expediente, contribui para a boa saúde e qualidade de vida de seus colaboradores, mas como fazer isso de forma adequada?
Ter um local especialmente designado para isso, seria o mais indicado, pois evita até que os colaboradores façam os lanches em suas próprias mesas, evitando o acúmulo de resíduos de alimentos no local de trabalho, conservando a higiene do local. O local apropriado pode também contar com o serviço de Lanchonete/Cafeteria, onde é possível ofertar apenas opções saudáveis, com preços acessíveis e competitivos com os locais que existam próximo a empresa, evitando também que o colaborador tenha que sair para fazer esse lanche, o que demandaria um tempo mais do que necessário para essa pausa.
Se você não tem um local onde pode exclusivamente oferecer esse serviço, uma outra opção é uma Lanchonete móvel, como um carrinho que circula pelos departamentos, oferecendo os alimentos para o lanche. Enfim, existem muitas maneiras de estimular e incentivar essa prática, pois a maioria das pessoas, dizem não realizar todas as refeições do dia por falta de tempo, e esse fator não deve ser atribuído às empresas, ao contrário, dê a seus colaboradores a chance de ser mais saudável, feliz e satisfeito!